5 exames de rotina indispensáveis para as mulheres

5 exames de rotina indispensáveis para as mulheres

A saúde feminina exige precauções peculiares. Cuidados preventivos são imprescindíveis para manter a saúde em dia, principalmente no caso das mulheres. Após a primeira menstruação, o ideal é que elas visitem um ginecologista pelo menos uma vez ao ano, independente do aparecimento de sintomas.

Diagnosticar doenças de maneira precoce é essencial para aumentar as chances de cura, mas o fato é que as necessidades de cada mulher mudam de acordo com a faixa etária e, consequentemente, os processos realizados no check-up também mudam. Nesta matéria, você vai ver 5 exames de rotina que as mulheres DEVEM fazer para ter qualidade de vida.

1. Papanicolau

Este é um exame recomendado para todas as mulheres com idade igual ou maior que 20 anos que tem uma vida sexual ativa. Inicialmente o papanicolau deve ser realizado uma vez por ano, mas na ausência consecutiva de sintomas, o médico pode orientar o paciente quanto a um período maior entre um exame e outro.

O papaniculau é um exame de rotina superimportante para o bem-estar das mulheres porque pode analisar células retiradas do útero e detectar a possível presença de câncer do colo do útero.

2. Colposcopia

exames-mulher
A colposcopia está entre os exames indispensáveis para a mulher.

Assim como o papanicolau, este é um exame relacionado ao útero o qual todas as mulheres com mais de 20 anos de vida sexual ativa, devem fazer. No caso da colposcopia, observa-se o colo do útero de forma ampliada. Infecções, irregularidades e outros sinais de doença podem ser diagnosticados com este exame.

3. Hemograma

Tão importante quanto aqueles que estão relacionados aos órgãos femininos, fazer um exame de sangue com periodicidade é fundamental. O hemograma pode avaliar a saúde feminina de maneira geral, identificar anemia, infecções e até leucemia.

Além disso, esta análise laboratorial do sangue pode prevenir problemas como o diabetes e doenças do coração. Você também pode acompanhar os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.

Leia também:
Como as consultas periódicas podem evitar doenças?
5 doenças que podem ser diagnosticadas com exame de sangue

4. Mamografia

mamografia-consultorio
A partir dos 40 anos, a mulher deve realizar a mamografia periodicamente.

Exame de rotina importantíssimo para a saúde das mulheres com mais de 30 anos de idade, a mamografia é uma investigação radiológica das mamas capaz de detectar microcalcificações e outros sinais de câncer de mama.

Após a primeira vez, o ideal é que a mulher realize o exame a cada três anos se não houver situação de risco, do contrário, a observação deve ser anual. Menstruar cedo, ter histórico de câncer de mama na família, não ter filhos ou engravidar depois dos 30 são fatores de risco para a doença.

5. Exames cardiovasculares

O eletrocardiograma e o ecocardiograma são os principais exames cardiovasculares a serem realizados pelas mulheres para manter a saúde do coração, prevenir e diagnosticar algumas doenças do cardiovasculares. Eles podem analisar como o músculo cardíaco está trabalhando e servir para acompanhar problemas já existentes. Para cuidar do seu coração, descubra 5 práticas simples que podem ser bastante úteis clicando aqui.

Agora que você já sabe quais são os exames indispensáveis para a saúde da mulher, baixe gratuitamente o nosso guia Cuidados com o coração: conheça as doenças cardiovasculares mais comuns e saiba como preveni-las.

Leave a Reply

Your email address will not be published.