5 exames preventivos que melhoram a sua qualidade de vida

5 exames preventivos que melhoram a sua qualidade de vida

Ter qualidade de vida é uma condição essencial do ser humano e para realizar as atividades comuns do dia a dia, realmente é preciso estar com a saúde em dia. Você já deve ter ouvido falar que é melhor prevenir que remediar. Falando nisso, a melhor maneira de fazer esta prevenção é por meio da realização de exames. Eles podem identificar doenças precocemente e até mesmo evitar o aparecimento delas, quando associados à práticas saudáveis. Nós, do Hospital Santa Júlia, nos importamos com a sua saúde, por isso, vamos mostrar 5 exames preventivos indispensáveis para uma vida repleta de bem-estar!

5 exames preventivos indispensáveis

  1. Exame de sangue

Considerado imprescindível, o exame de sangue pode revelar aspectos importantes para o organismo, como os níveis de colesterol, glicemia, triglicerídeos, ácido úrico, etc. O hemograma também pode identificar várias doenças e problemas de saúde. Entre eles:

  • Complicações relacionadas ao sistema imunológico;
  • Câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hemorragias;
  • Distúrbios na medula óssea.

O diagnóstico de várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também pode ser feito por meio de exames de sangue, prevenindo-as e tratando de maneira precoce.

Leia também:
Como as consultas periódicas podem evitar doenças?
Aqui estão alguns alimentos que fazem mal para o seu coração

  1. Eletrocardiograma (E.C.G)

saude-coracao
O eletrocardiograma é um exame muito importante para detectar problemas no coração.

As doenças do coração são uma das maiores causas de morte em todo o mundo. Mais do que nunca, precisamos estar preparados para combatê-las. O eletrocardiograma é capaz de avaliar a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações que podem comprometer o seu funcionamento regular.

O E.C.G compõe o check-up cardiológico, que também pode incluir exames como o de Holter, MAPA, radiografia do tórax e ecocardiograma. É sempre bom lembrar que ter hábitos saudáveis é a melhor maneira de evitar doenças do coração e nós falamos sobre isso aqui no blog, viu? Confira estas 5 práticas simples que previnem as doenças do coração.

  1. Exame do toque retal (para os homens)

Popularmente conhecido como exame de próstata, ele é extremamente importante para a saúde dos homens acima de 45 anos. O toque retal pode detectar o aumento natural da próstata e até mesmo o câncer nessa glândula. Ah, e apesar do tabu que se criou sobre este assunto, a verdade é que trata-se de uma técnica bem simples, indolor e eficiente feita por um urologista.

  1. Papanicolau (para as mulheres)

saude-mulher-papanicolau
O Papanicolau é uma exame essencial para diagnosticar lesões precursoras do câncer de útero.

Entre outros exames preventivos para a saúde da mulher, o papanicolau é uma necessidade. Isso porque ele pode fazer o diagnóstico precoce de lesões precursoras do câncer de útero. O ideal é que todas as mulheres (sexualmente ativas ou não) façam o procedimento uma vez ao ano.

  1. Ultrassonografia

Essa história de que a ultrassonografia é realizada apenas por grávidas, já era, né? A verdade é que este exame de imagem pode ser feito em várias partes do corpo humano e ajudar no diagnóstico e tratamento de várias complicações. Aqui estão os principais tipos de ultrassonografia:

  • Morfológica;
  • Da mama;
  • Da tireoide;
  • Pélvica;
  • Abdominal.

Que bom que você chegou até aqui. Isso significa que já sabe que os exames preventivos são fundamentais. Para não perder mais tempo, que tal agendar uma consulta agora mesmo pelo nosso WhatsApp e conversar com um especialista? A sua saúde e bem-estar só tem a ganhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.