Descubra como você pode prevenir as doenças de pele

Descubra como você pode prevenir as doenças de pele

Mais que uma questão de beleza, não ter os devidos cuidados com a pele pode trazer várias doenças. O sol e as condições a que a derme é exposta acabam sendo grandes vilões na luta contra estes problemas. Neste artigo, nós, do Hospital Santa Júlia, vamos mostrar para você como é possível prevenir este tipo de doença com algumas atitudes simples. Vamos conferir?

As principais doenças que podem atingir a sua pele

cancer-pele-riscos
Entre as doenças que mais afetam a pele, está o câncer de pele, uma das principais mortes por câncer no Brasil.

A pele é o maior órgão do corpo humano e protegê-lo contra agentes externos, como bactérias e vírus, é uma de suas funções. Ela está sujeita a doenças graves, daí a importância de tomar os devidos cuidados para preveni-las. Algumas delas, são:

  • Câncer de pele: um dos tipos mais comuns e perigosos de câncer que deve ser tratado em seu estágio inicial para evitar maiores complicações;
  • Melasma: é caracterizado por manchas escuras em várias partes do corpo;
  • Melanoma: é um tumor maligno que tem a capacidade de invadir qualquer órgão, inclusive a pele. A melhor maneira de prevenir é fazer uso de protetor solar;
  • Acne: é bastante comum e ocorre quando o sebo da pele entope os poros, criando uma inflamação.

Baixe o nosso guia grátis:
Cuidados com o coração: conheça as doenças cardiovasculares mais comuns e saiba como preveni-las

Hidratação e higiene nunca são demais

É muito importante manter a pele limpa e longe do suor para evitar incômodos como a frieira, por exemplo. Ao sair do banho, experimente usar um creme hidratante nas regiões onde que tendem a ser mais seca, como cotovelos, mãos, pés e joelhos. Não se esqueça que a hidratação vem de dentro para fora, ou seja, beber, pelo menos, dois litros de água por dia é uma necessidade do seu corpo.

Protetor solar: a melhor arma contra as doenças de pele

pele-protetor-solar
O uso do protetor solar previne rugas na pele e combate ainda o envelhecimento precoce.

Quem nunca passou um dia na praia e depois sentiu as consequências na pele, literalmente? Pois é, muitas doenças e desconfortos podem ser evitados pelo simples hábito de usar protetor solar diariamente. Mesmo em dias nublados, é essencial reaplicar o produto a cada duas horas. E quem é que não gosta de ter um visual mais jovem, concorda? Fique sabendo que além de todos os benefícios que já citamos, a proteção solar ainda pode prevenir o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão. Mais um ótimo motivo para investir neste cuidado.

Atenção aos tratamentos estéticos

Durante o verão, não é legal fazer depilação a laser ou utilizar produtos químicos na pele. Isso porque, quando a região tratada é exposta ao sol e às altas temperaturas, pode provocar o aparecimento manchas bastante difíceis de remover e que, consequentemente, podem resultar em doenças.

Visite um dermatologista regularmente

Para prevenir doenças de pele, nada melhor do que contar com a ajuda de um profissional. O dermatologista pode solicitar exames e fazer um diagnóstico precoce do problema, além de indicar os melhores produtos para manter a sua pele sempre hidratada e saudável.

Agora que você já conhece os hábitos que ajudam na prevenção contra doenças, confira como o estresse da sua rotina pode prejudicar a sua pele.

Deixe uma resposta

seu e-mail não será publicado.