Estresse: saiba como o problema pode prejudicar a pele!

Estresse: saiba como o problema pode prejudicar a pele!

A correria do dia a dia, as preocupações com as tarefas do trabalho, faculdade e família podem desencadear o estresse e vários outros problemas de saúde decorrentes dele. Isso porque a tensão provoca alterações hormonais diversas no corpo e libera algumas substâncias na corrente sanguínea, provocando a queda do sistema imunológico. E olha que os efeitos não são só as olheiras, hein! Doenças de pele podem surgir em decorrência do estresse. E quase todo mundo está vulnerável a esses problemas, não é mesmo? Por isso, preparamos esta matéria para explicar para você como a sua pele pode sofrer os efeitos do estresse. Confira!

Que o estresse é um mal que está atingindo cada vez mais as pessoas não é nenhuma novidade. Mas estamos acostumados a ouvir que ele é responsável por grande número dos casos de insônia, mau-humor e instabilidades psicológicas. Mas saiba que a pele também sofre, e muito, os efeitos dele.

Você sabia que a acne pode ser causada pelo estresse?

estresse-causa-espinhas
O estresse em excesso produz alterações nas glândulas sebáceas, favorecendo o aparecimento da acne.

Pois é, cravos e espinhas são bastante comuns durante a adolescência. Na fase adulta, elas já não costumam ser um problema. Porém, o excesso de tensão pode alterar o ritmo de produção hormonal, aumentando as glândulas sebáceas do rosto e a consequência disso é o surgimento dos cravos e espinhas. As peles mais oleosas também ficam com os poros mais dilatados e a derme mais grossa e com aspecto envelhecido. O importante mesmo é buscar uma alternativa para diminuir a carga de estresse, não é?

Falando em glândulas sebáceas…

Elas estão presente também no couro cabeludo. Você sabia que a pele da cabeça também sofre os efeitos do estresse? Sim, é verdade. O surgimento de coceiras e vermelhidão são comuns quando alguma coisa está desandando na sua saúde. E a explicação básica para isso é o mesmo da acne. E eles podem ser piorados, porque os fungos (pityrosporum ovale) que existem naturalmente no corpo se alimentam dos sebos produzidos pelas glândulas. É quando pode surgir a Dermatite Seborreica.

Psoríase pode surgir por causa do estresse

estresse-causa-psoriase
A psoríase é uma doença que provoca vermelhidão e coceira. E um dos motivos para ela aparecer está ligado ao estresse.

Para quem não conhece, ela é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa e varia de acordo com a intensidade do estresse. É caracterizada por lesões avermelhadas e descamação, e costuma aparecer no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Em casos leves, a psoríase causa apenas descamações, coceiras e vermelhidão, o que por si só já é um incômodo. Em estágio severo, a pessoa sofre com feridas no corpo inteiro que doem e ardem muito. Por isso, dê prioridade a sua saúde, evite ao máximo situações estressantes!

Estresse provoca o surgimento de herpes

Ela é conhecido de muitas pessoas, e quem sofre com a herpes sabe o quanto pode ser constrangedor, principalmente se ela aparece no rosto. Esse problema é causado por um vírus do próprio organismo e desencadeado por fatores como o estresse, sol e baixa imunidade. A doença surge em formato de bolhas avermelhadas no corpo, e geralmente se apresenta nos lábios e nos genitais. O tratamento pode ser feito com medicação oral e pomadas para diminuir a transmissão. Pois é, você viu que são muitas as doenças causadas pelo estresse, né? E olha que essas são as mais comuns na população ativa. O bom mesmo é evitar problemas e situações que possam prejudicar a sua saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Clique e descubra como você pode prevenir as doenças de pele.

Leave a Reply

Your email address will not be published.