O que é a esclerose múltipla e quais os sintomas da doença?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que acomete o funcionamento do cérebro e consequentemente outras partes do corpo. As pesquisas mostram que a doença acomete cerca de três milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo as mulheres as mais propensas a desenvolverem quadros relacionadas à patologia. Por isso, preparamos este material para explicar para você um pouco mais sobre a esclerose múltipla.

Como a esclerose múltipla age no corpo da pessoa?

como-afeta-esclerose-multipla
O cérebro é um dos órgãos mais afetados pela esclerose múltipla.

A doença surge quando o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com “intrusas” e as ataca provocando lesões. As ações de “defesa” das células corroem a camada protetora dos nervos, conhecida como mielina, responsável por levar comunicação entre a medula espinhal (sistema nervoso central) e o cérebro. Com o passar do tempo, a degeneração compromete o funcionamento do cérebro causando a perda do volume da massa cerebral e consequentemente o desempenho normal do corpo.

Quais são os principais sinais da doença?

Os sintomas da esclerose múltipla podem variar bastante dependendo da quantidade de danos ao organismo e dos nervos que são afetados. No estágio inicial da doença, ela pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos grandes de tempo ou podem passar meses e anos sem qualquer evidência na pessoa.Porém, quando surgem, eles geralmente se manifestam com dificuldade para realizar pequenos movimentos como segurar uma xícara, abotoar a camisa e digitar no celular, por exemplo. Tarefas simples como essas se tornam um verdadeiro desafio para a pessoa. Em estágios mais avançados, há perda da habilidade da fala, os movimentos dos membros inferiores e posteriores ficam comprometidos, tornando o paciente totalmente dependente de cuidados especiais.