Os 5 problemas mais comuns que causam nódulos nas mamas

Os 5 problemas mais comuns que causam nódulos nas mamas

O crescimento de um tecido que se desenvolve dentro do peito é considerado um nódulo na mama. É importante lembrar que homens e mulheres têm mamas, por isso, prevenir problemas relacionados a ela é essencial para ambos os sexos. Os nódulos nas mamas ainda podem ser relacionados com a criação de massas ou inchaço no peito. Embora a situação pareça assustadora, felizmente, a maioria dos casos não são cancerosos, mas sim benignos. Agora, você vai ver as principais causas para o desenvolvimento deste problema.

Baixe GRATUITAMENTE o nosso guia:
– Cuidados com o coração: conheça as doenças cardiovasculares mais comuns e saiba como preveni-las

5 causas para o aparecimento de nódulos nas mamas

tumores-mama
Uma das causas para o aparecimento de nódulos pode ser o câncer de mama.

1. Câncer de mama

É um tumor maligno se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células. Existem diversos tipos de câncer de mama que podem ser caracterizados como invasivos ou não. Os sintomas variam conforme o tamanho e estágio do tumor. Confira a importância do autoexame de mama no combate a esta doença.

2. Mastite

Trata-se de uma inflamação nas glândulas que pode causar nódulos nas mamas. Ela é comum em mulheres que amamentam e pode ou não se tornar uma infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor, vermelhidão na pele do seio e calor ao tocá-la. O problema tem tratamento e cura e não impede a amamentação. Por isso, se você acabou de se tornar mamãe é melhor ficar atenta aos aspectos relacionados aos seus seios, viu?

3. Cisto mamário

nodulos-mama
Nódulos nas mamas podem indicar a presença de um cisto.

Quase sempre benigna, esta é uma alteração que pode desenvolver nódulos nas mamas e que aparece nas mulheres entre 15 e 50 anos de idade. A maioria dos cistos são preenchidos apenas por líquidos e não apresentam quaisquer riscos para a saúde.

No entanto, também existem outros dois tipos de cistos: os espessos e os sólidos. Mesmo que os exames evidenciem que o cisto é benigno, é indispensável fazer a mamografia 1 a 2 vezes por ano de acordo a sua orientação médica, afinal, o risco do desenvolvimento do câncer de mama é o mesmo de qualquer outra mulher.

Você também pode gostar de ler:
5 doenças que podem ser diagnosticadas com exame de sangue
– Como as consultas periódicas podem evitar doenças?

4. Lipoma

É um tipo de caroço com forma arredondada que pode surgir na pele em qualquer parte do corpo (inclusive nos seios) composto por células de gordura. Não é uma doença maligna e não possui nenhuma relação com o câncer, embora em alguns casos possa virar um liposarcoma. O tratamento consiste na realização de uma pequena cirurgia para a sua retirada.

5. Galactocele

São lesões benignas do peito geralmente vista em mulheres de aleitações novas. A principal causa da galactocele é o bloqueio dos canais do seio durante ou imediatamente após parar o fluxo de leite. As lesões apresentam um volume indolor no peito e podem aparecer como únicas ou em forma de nódulos-múltiplos.

Para prevenir quaisquer um destes problemas que podem desencadear nódulos na mama, consultar um médico regularmente é uma ótima ideia. Tempo é saúde, então, agende logo a sua consulta com um ginecologista pelo nosso WhatsApp.

Leave a Reply

Your email address will not be published.