Marcação de consulta online tem sido um fator relevante para clínicas e hospitais para driblar a falta de organização que o modelo tradicional traz. A opção online acaba sendo uma das diversas formas de fazer uso da tecnologia na área médica, principalmente se tratando de gestão.
Otimizar o tempo é algo fundamental em um ambiente clínico hospitalar. Com uma agenda melhor organizada é possível ter uma perspectiva eficiente e gerenciar melhor suas atividades.
Fica mais fácil ter que lidar com possíveis empecilhos e é possível extrair o melhor que se tem a oferecer não só para o público, como para os profissionais de saúde.
Como é a ferramenta de marcação de consulta online?
A agenda online funciona como a agenda tradicional, mas digitalizada. Toda clínica ou hospital utiliza uma agenda para organizar os atendimentos por ordem de marcação, especialidade, primeira consulta, retorno, entre outras especificações.
A agenda pode ser usada para gerir melhor a questão de consultas e exames, acabando por ser uma ótima ferramenta na parte de atendimento da instituição.
Existem várias formas de fazer com que uma agenda online seja acessada. Seja ela por meio de aplicativos de celular, ou através de softwares, que é o mais comum de se usar se tratando de um ambiente da área de saúde.
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Como essa ferramenta de marcação de consulta online agrega valor ao ambiente?
Muitos lugares ainda possuem uma certa resistência ao aderir ferramentas tecnológicas nas clínicas, por acharem complicadas ou que não vão fazer diferença.
No entanto, os softwares de gestão unificam todos os processos e os dividem de acordo com cada necessidade, fazendo com que erros ou perdas dificilmente aconteçam.
Dentre as principais vantagens que um local pode oferecer não só ao paciente mas também para si, com o uso da agenda online, pode-se dizer:
1. Economia de tempo
As tecnologias tem como foco fazer com que haja uma economia de tempo em todos os sentidos. Com a agenda online não é diferente.
Com ela, tudo se torna mais simples, rápido, intuitivo e pronto para se usar em poucos cliques. Além disso, podem ser acessadas por outros membros sem que seja preciso tirar uma cópia.
Diferentes pessoas podem acessar a agenda de diversos dispositivos e conseguir atualizar qualquer acontecimento.
Para o paciente, essa gestão de tempo é ótima pois lhe traz a segurança de que caso ele tenha que mudar algo de última hora, não terá problemas ao entrar em contato com o local e solicitar isso.
Visto que todos os funcionários responsáveis por essa parte de atendimento ao público poderão ter acesso a agenda desse paciente.
2. Melhor organização de consultas
Cumprindo com sua função, a agenda pode trazer uma comodidade no que se trata de organização de horários. Isso porque além de estipular bem a data e hora, é possível ver se o paciente confirmou presença.
Assim, o local pode ficar mais organizado em questão de lotação, possuindo um ambiente calmo, fluido e, com rapidez no tempo de espera.
3. Diminui faltas
Tendo uma boa visão da agenda é possível contornar alguns problemas, como os de falta por exemplo que acabam gerando prejuízo em outros setores.
Um erro na parte de atendimento pode impactar a vida do médico e também dos outros pacientes. Por isso que ao organizar, pode-se impedir que a falta de um paciente gere interferências, pois mudanças rápidas poderão ser feitas ao notar essa ausência.
A agenda online ajuda a clínica a ter um bom relacionamento com o paciente, pois os funcionários devem estar mais envolvidos, dando mais atenção para saber se o paciente comparecerá.
Para as clínicas é muito importante construir essa boa relação com os pacientes para que sempre que necessário, possa tirar as dúvidas e instruí-los bem.
Assim, se torna possível além do atendimento online e das boas práticas, toda questão que envolve:
- Transparência;
- Mobilidade;
- Assistência;
- Otimização;
- Comunicação.
Como manter a qualidade do atendimento ainda que remoto?
Diversas clínicas e hospitais além do uso de softwares para agendamento e otimização, usam também ferramentas para fazerem atendimento online.
Para que o atendimento remoto seja eficiente, é preciso que alguns fatores sejam levados com seriedade. Como por exemplo a questão da pontualidade.
É a mesma situação do atendimento presencial, para fluir é preciso compromisso dos dois lados. Se atentar às políticas é fundamental para fazer dar certo.
A consulta online geralmente é feita quando é algo mais de rotina e é preciso ter um acompanhamento do quadro do paciente.
Um dos pontos vitais para que a consulta dê certo é que os pacientes estejam instruídos sobre como ela funciona. Além disso, orientar sobre a conexão ideal e entrada e saída de áudio são partes cruciais.
Existem vários softwares que tornam esse processo de comunicação entre os dois lados algo simples e acessível. Por exemplo, usar um sistema de confirmação de consultas é um dos meios de aplicar o atendimento humanizado em prática.
Um dos lugares que fazem uso do sistema de marcação online por meio da agenda eletrônica, é o Hospital Santa Júlia, que cada vez mais investe na inovação do lugar.
O hospital sempre está em busca de novas tecnologias fazendo com que sua estrutura se mantenha organizada para receber os pacientes da melhor forma possível.
Além disso, preza sempre pela boa qualidade de atendimento para que seus pacientes se mantenham próximos.
Conclusão
Vimos como a marcação de consulta online por meio de softwares e agenda online pode agilizar a vida tanto dos pacientes como dos médicos.
A tecnologia tem feito muitas mudanças para que sistemas de saúde adotem uma melhor estratégia de funcionamento, gestão e retenção de pessoas.
Investimentos assim geram grande retorno e percepção de valor, mantendo o paciente sempre por perto quando houver necessidade, pois lá encontram segurança.
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