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Atendimento hospitalar: urgência ou emergência? Qual a prioridade?

Sempre que um paciente chega a um hospital para atendimento hospitalar ele passa por uma avaliação para avaliar se o quadro é urgência ou é emergência

Sempre que um paciente chega a um hospital para atendimento hospitalar ele passa por uma avaliação para avaliar se o quadro é urgência ou é emergência.

Isso serve para determinar o seu grau de prioridade, já que nem todos que estão no hospital compartilham da mesma necessidade. Sendo assim, se você não sabe como esse tipo de classificação é feita e quer entender melhor a respeito de seu funcionamento, então continue lendo este conteúdo.

Informaremos aqui para você as principais diferenças de atendimento, o que eles significam, qual dele é mais grave e como saber em qual você se enquadra, veja:

O que é considerado urgência e emergência?

O que é considerado urgência e emergência

Muitos pacientes ao longo da vida devem se perguntar a mesma coisa no atendimento hospitalar: qual a diferença entre urgência e emergência? As duas modalidades abrangem coisas diferentes.

Por meio delas é possível definir o tipo de atendimento médico que será realizado e qual o tratamento que um paciente que chegou agora na unidade irá receber. Ainda que as definições sejam diferentes, as condições em que elas são usadas acabam se tornando erradas.

Isso porque muitas pessoas acabam utilizando como sinônimo. Então para que fique claro é preciso definir algumas coisas.

O que é atendimento de emergência?

A emergência é considerada uma condição que acaba atingindo um tipo de sofrimento intenso ou algum tipo de risco iminente de morte ao paciente. Dessa forma, ele exige um atendimento quase que imediato.

Cabe dentro desse tipo de atendimento às seguintes situações:

  • Corte profundo;
  • Acidente de origem elétrica;
  • Picada de animais peçonhentos;
  • Queimaduras;
  • Afogamento;
  • Hemorragias;
  • Infarto;
  • Dificuldade de respirar;
  • Derrame;
  • Desmaio;
  • Intoxicação por alimento ou medicamento;
  • Sangue no vômito;
  • Reação alérgica;
  • Febre alta permanente;
  • Convulsões.

O que é atendimento de urgência?

O atendimento de urgência é uma ocorrência imprevista que pode ter ou não risco de vida, onde o indivíduo precisa de atendimento médico imediato.

Todas as duas se referem a um atendimento médico rápido e que seja proporcional a sua gravidade. Porém, a emergência é mais grave do que a urgência.

A emergência então é a situação em que o paciente se encontra em estado de quase morte ou lesão permanente. No caso da urgência, apesar da situação parecer grave, ela não é tão grande se comparada a outros casos que necessitem de medidas imediatas para solucionar o problema.

Então, por exemplo, podem se incluir casos como:

  • Fraturas não expostas;
  • Cólicas renais;
  • Aumento de pressão;
  • Luxação;
  • Torção;
  • Crise de asma;
  • Feridas lácero-contusas sem hemorragias;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Dor abdominal moderada;
  • Retenção urinária em idosos;
  • Febre acima de 38°;
  • Episódios de vômito em até 12h.

O plano dá um prazo de quanto tempo para o atendimento hospitalar de urgência e emergência

O plano dá um prazo de quanto tempo para o atendimento hospitalar de urgência e emergência?

Se você fez um plano muito recente e precisa usar ele antes do tempo esperado, se o seu caso for de urgência ou emergência, você poderá fazer uso do atendimento dentro de um período de 24 horas.

Mas, se o caso for de internação, é preciso que você consulte as regras a respeito do assunto no conselho de saúde suplementar.

No caso onde há acidente pessoal ou complicações da gestação ainda no prazo de carência do plano, é preciso que se avalie as questões junto a segmentação do contrato do beneficiário.

Casos de planos ambulatoriais de consultas e exames devem ser garantidos dentro de doze horas ou menos caso haja necessidade de internação.

Onde realizar a consulta médica?

Antes de mais nada, é preciso que uma vez que a pessoa esteja ciente de sua situação, ela recorra a unidade correta para realizar o seu atendimento.

Geralmente em situações mais graves e inesperadas, muitas pessoas procuram um pronto-socorro ao invés de uma unidade de saúde ambulatorial.

Em casos de urgência, o melhor a se fazer é não ir ao pronto-socorro. Dê preferência a esse estabelecimento nos casos de emergência. Em situações que exigem atitudes menos imediatas, ir até um atendimento hospitalar é o mais indicado.

Então, se o que você tem sentido pode esperar ou então não é algo que tenha colocado sua vida em perigo, prefira ir a um hospital.

Onde ir em Manaus?

Independentemente do tipo de situação que você esteja passando, se você for de Manaus e quiser um atendimento seguro, de qualidade, com uma equipe profissional de pronto atendimento te esperando, vá para o hospital Santa Júlia.

O local conta com uma estrutura ideal para atender imediatamente casos menos graves e os mais graves. Se necessário, há uma equipe de diversos profissionais especializados em áreas diferentes que poderão entrar em ação.

Por exemplo, em casos de fratura exposta, a equipe de cirurgia está pronta para agir, sendo a principal referência no setor cirúrgico da região.

O hospital recentemente passou por uma reforma para melhorar o seu atendimento e receber seus pacientes, fazendo com que toda rotina desde a chegada até a saída do paciente do local sejam feitas com qualidade.

Por fim, agora que você já consegue reconhecer as situações em que é preciso recorrer a emergência e a urgência, fica mais fácil frequentar o hospital se encaminhando para a ala que irá melhor te atender.

Geralmente os profissionais fazem a triagem e separação de acordo com os sintomas ou o estado que a pessoa chega para que não haja confusão. Depois de passar por isso, é só esperar no lugar indicado que os médicos já começarão a fazer o atendimento por ordem de gravidade.

Conclusão

Vimos aqui um pouco como funciona o sistema de classificação dentro de um atendimento hospitalar ao escolher entre emergência e urgência.

Logo, pudemos ver com clareza que tudo aquilo que implica em risco iminente à vida do paciente é considerado um caso de emergência e a solução deve ser imediata.

Já as situações que não possuem um risco imediato de vida mas que precisam também de uma rápida resolução com um atendimento a curto prazo são consideradas de urgência.

O hospital Santa Júlia tem a estrutura ideal para os dois tipos de atendimento. Então, não importa qual seja a sua urgência ou emergência, o hospital irá te atender de todas as formas.

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