Depois que a pandemia se instaurou, pode-se perceber o quão fundamental é ter um cartão de vacina atualizado contra as principais doenças que estão no mundo.

No início da covid, não existia ainda vacinação contra o vírus. Dessa forma, ele atingiu milhões de pessoas rapidamente, deixando o mundo inteiro desesperado por uma vacina.

Depois de muitos estudos, pode-se encontrar uma forma de combater o vírus e proteger a população contra sua agressividade.

A vacina age justamente para preparar o sistema imunológico caso ele se depare com a invasão de algum vírus ou doença que tenha invadido o organismo. Vamos falar melhor sobre o assunto abaixo.

Qual a importância em ter o cartão de vacina atualizado?

Desde que a ciência avançou e a produção de remédios para combater as doenças foi crescendo, a vacinação tem sido uma das melhores formas de combater o aparecimento de doenças sérias e de alta transmissão.

De crianças a idosos, a vacinação é extremamente importante para fortalecer o organismo e se manter saudável. A vacinação, hoje em dia, pode prevenir doenças como:

Quando uma pessoa é vacinada, o organismo pode responder melhor através da criação de imunidade uma vez que o corpo entre em contato com os agentes que causam tais doenças.

Assim, como o corpo foi preparado com anticorpos, eles conseguem nos defender desse tipo de doença. Antes que possam chegar até a população, as vacinas passam por um rigoroso teste de avaliação.

Passam por uma série de fases até que a ANVISA possa liberar para a população. Por essa razão, são extremamente seguras, pois nada pode ser comercializado ou ir a público sem que a ANVISA libere antes.

A vacinação é algo crucial para que se possa prevenir doenças infecciosas e diminuir a morbidade de uma população.

Recém nascidos possuem o sistema imune muito frágil, por isso é uma prioridade vacinar esses bebês nessa fase para que não contraiam nada ao longo do seu desenvolvimento, visto que não possuem os anticorpos formados para se manterem protegidos.

A vacinação é uma das melhores formas de combater o aparecimento de doenças sérias e de alta transmissão.

Quais os riscos de não se vacinar?

Quem não se vacina pode ter que lidar com grandes consequências no futuro. Por exemplo, no anos de 2017 a 2019, o estado de Minas Gerais enfrentou uma grande epidemia de febre amarela e sarampo.

O estado teve grandes consequências e alto número de infectados por conta da baixa cobertura registrada por lá. Por meio da vacinação contra doenças que fizeram estragos há vários anos atrás é que hoje podemos viver tranquilamente sem que se tenha casos de:

Todas essas doenças deixaram de ser uma questão de saúde pública aqui no Brasil. Diversas doenças que as vacinas geram imunização, são mortais. Portanto, estimular as defesas do corpo para elas é crucial para se ver livre da alta chance de morte.

Como fazer para ter a carteira de vacinação atualizada?

Se vacinar e manter sua carteira de vacinação sempre em dia é muito fácil. Basta ir a um posto de saúde com a carteirinha em mãos. Ela é disponibilizada gratuitamente para todas as pessoas.

É um procedimento que dá total segurança à criança e seu desenvolvimento, pois previnem, controlam e eliminam as chances de graves doenças acontecerem.

Para quem não tem o cartão, a orientação que se tem é para que a unidade de saúde onde você costumava receber as vacinas seja procurada para que então você possa ter a chance de resgatar seu histórico de vacinas e realizar a segunda via do documento.

Além disso, quem não tem o cartão de vacinação não é impedido de se vacinar. Todos os anos surgem campanhas de vacinação contra várias doenças. É fundamental se manter atento sobre isso.

Olhar o cartão anualmente e ver se falta alguma vacina para ser tomada é muito importante para se manter seguro. A responsabilidade de manter a carteira de vacinação atualizada é do próprio indivíduo ou do responsável, caso ele seja menor.

Em crianças, o pediatra sempre costuma informar as vacinas que ela precisa tomar ao longo de seu crescimento. Então nas consultas de rotina fica mais fácil saber.

Mas caso você já seja maior de idade e saiba que tem vacinas que você não tomou ou não sabe se tomou, o ideal é você comparecer ao posto de saúde para se informar melhor sobre o que deve fazer.

Todos os anos surgem campanhas de vacinação contra várias doenças, é fundamental se manter atento sobre isso.

Como ver cartão de vacina online?

Apesar da tecnologia ter avançado bastante e diversas áreas da saúde terem aplicado esses avanços tecnológicos para trazer mais otimização e melhora nos dados dos pacientes, ainda não existe uma caderneta de vacinação online.

Há apenas a opção de carteira online para verificar a vacinação contra a Covid-19. Assim, enquanto você for tomando as doses, elas aparecerão no sistema do SUS online.

Porém, com o aplicativo Conecte SUS é possível você verificar quais vacinas uma criança de 0 anos até um idoso de mais de 60 anos devem tomar.

O aplicativo explica todas as vacinas que se devem manter em dia em cada idade para que os pais e adultos fiquem atentos sobre quais vacinas devem tomar para deixar seu sistema imune fortalecido.

Mantenha seu cartão de vacina atualizado e previna sua saúde e daqueles que você ama. Em caso de alguma dúvida específica, procure um profissional da saúde para que ele possa te explicar melhor sobre a dúvida que você tem e possa te informar mais a respeito da importância da vacina e as consequências para quem não as toma.

Conclusão

A vacinação é um assunto muito sério e deve ser espalhado para todas as pessoas. Então ajude a compartilhar este conteúdo para espalhar um pouco mais de informação e procure saber quais são e se existe alguma vacina que falte para você ou seu filho tomar.

Fique atento às campanhas de vacina e se proteja sempre que possível. Saúde é coisa séria e contar com a ciência é fundamental para se manter saudável.

Deixe seu comentário sobre este conteúdo aqui e compartilhe essa informação com mais pessoas.

 

Leia também sobre: “Influenza A: o que se sabe do subtipo H3N2 e como se prevenir“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.