Fale Conosco

O que é dezembro Vermelho? Entenda a importância da campanha?

O dezembro traz a conscientização sobre a prevenção e combate à AIDS e HIV

Diversos meses do ano representam uma cor para alertar sobre algo importante de saúde. Dessa vez, o dezembro vermelho tá aí para fazer o seu alerta.

No mês de dezembro, se traz a conscientização sobre a prevenção e combate à Aids. O mundo todo une forças para poder alertar a população sobre os riscos da doença e o que fazer para prevenir que ela aconteça.

É muito importante que esse tipo de coisa seja dito, pois por mais que as pessoas saibam o que a Aids é, muita gente ainda possui muitos mitos e tabus acerca da doença.

Veremos mais sobre a campanha abaixo.

Qual a importância da campanha Dezembro Vermelho?

Das ações mais lembradas sobre saúde em cada mês, temos o setembro amarelo que fala sobre a prevenção ao suicídio, o outubro rosa, que traz o alerta para o câncer de mama e o novembro azul que alerta os homens sobre o câncer de próstata.

Pode ser que você tenha ouvido pouco, ou nunca tenha ouvido falar sobre o dezembro vermelho. Essa campanha de fato é menos popular quanto às outras que foram citadas, mas é extremamente tão importante quanto.

Isso porque esses são assuntos que devem ser falados o ano inteiro. Porém, tendo um mês que se dedica somente a isso é mais fácil fazer as pessoas assimilarem o conteúdo que está sendo proposto.

A importância do Dezembro Vermelho se encontra no fato da data servir como apoio para pessoas que possuem HIV e também como um alerta sobre o contágio deste vírus que está a tantos anos afetando a saúde pública global

Quando surgiu o Dezembro vermelho?

Oficialmente o dia mundial de luta contra a Aids é feito todo primeiro de dezembro desde 1987. A ONU e a Assembleia Mundial de Saúde foram as principais responsáveis por estipular esse dia.

A data serve como um apoio para pessoas que possuem HIV e também como um alerta sobre o contágio deste vírus que está a tantos anos afetando a saúde pública global.

Em 1988 o Ministério da Saúde resolveu fazer uma ação maior. Então, desde essa época, a data é usada para promover a tolerância, combater o preconceito e estender a mão para as pessoas que foram infectadas pela Aids ou HIV.

Qual a finalidade do dezembro vermelho?

A data, como falamos, serve para trazer a informação sobre o que é essa doença. A Aids é uma síndrome que ataca o sistema imune e acaba destruindo os glóbulos brancos.

Dessa forma, o corpo se torna imunodeficiente. O vírus é transmitido por meio do esperma, secreção vaginal, sangue ou por meio do leite materno. Dentre os principais sintomas que se pode sentir, estão:

  • Fraqueza;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecimento rápido;
  • Candidíase persistente;
  • Suor noturno;
  • Diarreia;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Dores musculares.

Essa é uma doença que não há cura ainda, no entanto, há tratamentos que permitem que a pessoa que detém o vírus tenha uma melhor qualidade de vida.

Para que se possa prevenir a Aids e outras doenças que são sexualmente transmissíveis, é fundamental que se tome alguns cuidados, como:

  • Uso de camisinha durante a relação sexual;
  • Exigir que se tenha material descartável ou esterilizados em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearia, manicure, estúdio de piercing e tatuagem;
  • Não compartilhar agulhas, lâminas ou seringas;
  • Usar luvas ao cuidar de feridas e líquidos contaminados;
  • Mulheres grávidas devem fazer o teste de HIV no pré-natal e caso o resultado seja positivo, o médico irá orientar para como se deve proceder.

Como trabalhar o dezembro vermelho?

Este período é utilizado para que se possa promover a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos de quem vive com Aids. Há muitas campanhas que fazem parte desta ação.

Uma delas é a iluminação de prédios públicos com a luz vermelha para que se possa representar o mês da conscientização. Outras coisas que são feitas de forma mais direta são as palestras e atividades educativas.

Há também campanhas que são feitas na mídia e eventos que trazem o alerta para a população sobre o risco de contrair a doença. É muito importante que não só as autoridades como todos se empenhem para trazer essa informação.

Através das redes sociais, hoje em dia, é uma boa forma de se fazer campanha. Tanto pessoas comuns quanto empresas podem fazer esse alerta em suas páginas.

Além disso, pessoas famosas ou com relevância na sociedade que possuem um canal de comunicação vasto com o público, podem abordar esse assunto de forma direta. É até mais eficaz que essas pessoas abordem pontos como esse.

A Aids é uma síndrome de deficiência imunológica adquirida, portanto, ela é o resultado que o vírus do HIV causa no organismo de quem se infecta.

Diferenças entre Aids e HIV

É muito importante também que durante a campanha de conscientização, as pessoas consigam entender a diferença entre Aids e HIV. Há uma grande diferença entre as duas doenças.

A Aids é uma síndrome de deficiência imunológica adquirida, portanto, ela é o resultado que o vírus do HIV causa no organismo de quem se infecta.

Já o HIV é uma sigla em inglês que significa “vírus da imunodeficiência humana”. Esse vírus é responsável por atacar o sistema imunológico e de desenvolver a doença da Aids.

Sendo assim, pacientes com HIV que seguem o seu tratamento de forma correta, podem conviver com esse vírus e levar uma vida saudável por anos.

Antigamente, quando a doença ainda era pouco conhecida pelo público e pela ciência, muitas pessoas morreram de HIV por não saber como se transmitia ou como se cuidar.

Ao longo do anos e da evolução da ciência, a doença foi sendo estudada e hoje em dia pode-se viver tranquilamente com ela. Claro que ela ainda possui muitos tabus e medos, porém eles são esclarecidos quando se tem o conhecimento sobre o que é a doença.

Apesar de hoje em dia essa doença ser algo pacífico de se conviver para quem faz o tratamento certo, é de extrema importância que as pessoas tenham a consciência de se cuidar pois, assim como qualquer doença, ninguém quer tê-la.

Conclusão

O mês de dezembro vermelho é importante para jogar luz em temas e questões que ainda não são bem recebidas pela sociedade. Muitas pessoas que possuem HIV se sentem excluídas depois de contarem sobre a doença para alguém.

Esses estigmas e mitos só podem ser quebrados por meio da informação. Então abrace essa causa e faça sua parte para que possa divulgá-la.

Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.