Fale Conosco

Asma: Descubra os principais sintomas e como tratar!

A asma é uma doença pulmonar inflamatória comum e crônica que afeta as vias respiratórias inferiores

Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela asma, tornando-a uma condição muito comum. Essa condição gera menos impacto em algumas dessas pessoas, enquanto para outras, a doença pode interferir nas atividades mais simples do dia a dia.

Continue a leitura deste conteúdo para entender o que é a asma, os sintomas e como tratar essa condição!

O que é Asma?

A asma é uma doença pulmonar inflamatória comum e crônica que afeta as vias respiratórias inferiores. Essas vias aéreas, também conhecidas como brônquios, são os tubos que transportam o ar aos pulmões.

A asma faz com que as vias aéreas aumentem, fiquem estreitas e produzam mais muco, o que dificulta a respiração.

Qual é a principal causa da asma?

A causa da asma pode ter diferentes pontos de partida, como: pólen, virus, poluição, etc

Há inúmeros fatores que podem desencadear uma crise de asma, tais como:

1. Ácaros 

Ácaros são organismos de nível microscópico que se alimentam de raspas de pele humana, pelos de animais e até mofo. Os ácaros vivem em áreas onde há acúmulo de poeira, por exemplo:

  • Colchões e travesseiros;
  • Tapetes;
  • Bichos de pelúcia;
  • Estantes;
  • Livros;
  • Animais de estimação.

Os ácaros e seus excrementos tendem a agravar  a asma devido ao aumento da inflamação dos brônquios.

2. Fungos

São microrganismos que crescem melhor em temperaturas acima de 37°C e em 50% ou mais de umidade. Estes podem ser encontrados em estações onde há mais ventos frios, como o final do verão e o auge do outono. Ambientes úmidos, quentes e mal ventilados são perfeitos para o crescimento dos fungos. 

Os fungos também podem se desenvolver dentro de sistemas de ar condicionado, paredes de banheiros e fendas em superfícies, misturando-se com:

  • Tapetes;
  • Colchão;
  • Livros;
  • Congelador.

Além disso, eles pioram a asma por aumentar a inflamação brônquica.

3. Pólen

São causas comuns (flores, gramas, árvores) que predominam fora das residências e são levadas pelo vento. A polinização ocorre após uma chuva longa e depois o tempo seco, normal durante toda a primavera. Além de agravar a asma, pólens aumentam a inflamação do bronquíolo.

4. Animais de estimação 

Os Pelos de animais podem agravar a asma, mas o grau e a frequência da exposição é o que vai determinar os sintomas. Junto com os pelos, as descamações da pele, saliva, urina e outros tipos de excreções dos animais também podem provocar a asma, podendo permanecer no ambiente por até seis meses. 

Alguns animais, como gatos e cavalos, são considerados mais suscetíveis do que outros a causarem alergias.

5. Fezes de baratas

A exposição a fezes pode resultar em sintomas de asma. 

6. Vírus

Alguns tipos de infecções virais, como os vírus do resfriado comum e da gripe, têm a capacidade de piorar os sintomas da asma. 

7. Fumaça de cigarro

Por mais que a pessoa afetada não fume, a fumaça é prejudicial aos asmáticos. Filhos asmáticos de fumantes são vulneráveis à progressão dos sintomas da doença e à sua gravidade inerente. 

Junto com a piora dos sintomas, fumar também pode piorar a inflamação pulmonar.

8. Poluição

A exposição à poluição em geral e à poluição no local de trabalho pode exacerbar os sintomas da asma.

9. Ar frio

Como os brônquios do asmático ficam irritados, o ar extremamente frio e seco pode piorar os sintomas da doença. No entanto, esse ar deve estar extremamente frio, como no inverno.

10. Outras causas

Existem outras situações que também podem agravar a asma, como:

  • Alguns tipos de medicamentos;
  • Certos alimentos;
  • Refluxo gastro-esofágico;
  • Causas hormonais;
  • Fatores ligados ao trabalho ou a escola;
  • Asma decorrente de outras doenças.

Quais os principais sintomas da asma?

Embora os sintomas da asma sejam característicos, não é incomum confundir alguns deles com os de outras doenças. O ideal é procurar um profissional de saúde assim que notar algum sintoma, para receber um diagnóstico preciso e confiável.

Entre os principais sintomas da asma estão:

  • Tosse seca;
  • Chiado no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração rápida e curta;
  • Desconforto torácico;
  • Ansiedade.
Embora os sintomas da asma sejam característicos, não é incomum confundir alguns deles com os de outras doenças

Como tratar a asma?

Como a asma é uma doença variável, seu tratamento também deve estar de acordo com a condição. A asma de cada pessoa pode aparecer de maneira diferente, e não apenas isso, mas também pode mudar com o passar do tempo na mesma pessoa. 

Por esta razão, o tratamento deve ser adaptado ao paciente; pois, o que funciona para um asmático pode não ser o melhor curso de ação para outro.

Além disso, um tratamento que estava funcionando pode precisar ter sua dosagem alterada se a doença mudar de alguma forma (como os sintomas mais fortes, por exemplo). Por isso, é fundamental que o tratamento da asma tenha a orientação de um médico.

Hoje em dia, existem duas estratégias distintas de tratamento disponíveis para a asma: terapia de manutenção e terapia de crise.

Tratamento de manutenção

O objetivo desse tratamento é manter os sintomas sob controle e impedir que eles piorem. Como resultado, uma pessoa asmática toma um medicamento controlador (geralmente um anti-inflamatório), que funciona para impedir que os sintomas apareçam e interromper as crises de asma. 

Além disso, é crucial evitar situações do dia a dia que possam desencadear essas crises (como o contato com substâncias que causam alergias, por exemplo).

Tratamento de crise

O objetivo é tratar as crises de asma para evitar casos mais graves. Com isso, o indivíduo com asma deve fazer uso de medicamentos de alívio, muitas vezes chamados de medicação de resgate, para aliviar seus sintomas e, em situações mais graves, buscar ajuda médica ou até internação.

Como prevenir a asma?

Recomenda-se que não haja fumantes no ambiente doméstico. Os animais de estimação devem ser mantidos fora de casa ou, pelo menos, não devem entrar nos quartos. Veja algumas outras dicas para prevenir a asma:

  • Manter o ambiente, principalmente o quarto, limpo e bem arejado;
  • Limpar diariamente com aspirador de pó (preferencialmente com filtro HEPA) e água morna sem usar produtos com cheiros fortes;
  • Evite usar vassouras ou espanadores de pois, pois espalham o pó fino que vai ficar suspenso no ar e voltará a se depositar nos locais;
  • Evite o uso de objetos que acumulam pó, como tapetes, cortinas, almofadas, estantes, Etc.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Conhece alguém que sofre com essa mesma condição? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!