Manter a saúde mental no ambiente de trabalho tem sido uma tarefa cada vez mais difícil nos dias de hoje. Os profissionais precisam saber gerenciar suas rotinas, lidar com o estresse e pressão para obter maiores resultados.
Todos esses fatores e vários outros são gatilhos para que a pessoa tenha algum transtorno mental, como a depressão. Para conhecer mais sobre o assunto e saber quais são os sinais, continue lendo esse conteúdo!
Saúde mental no trabalho
A verdade é que vivemos em um cenário de mudanças e nem todas elas são boas. As incertezas da pandemia, crise econômica, a preocupação com o desemprego, são apenas alguns fatores que exercem maior pressão psicológica nas pessoas.
Isso contribui para que a depressão e outros transtornos mentais surjam nas pessoas, em especial no ambiente de trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é o 2° maior motivo de afastamento das pessoas do trabalho em 2020.
Ainda como sugere a OMS, o número de pessoas com depressão cresceu cerca de 18% entre o período de 2005 a 2015. Hoje, são mais de 322 milhões de pessoas no mundo todo que sofrem com essa doença e cerca de 5,8% dos brasileiros.
Outro problema que a entidade aponta é que a depressão ainda não é vista como uma doença. Na maioria das vezes é vista apenas como um estado, o que torna mais difícil a busca por ajuda médica por quem sofre com esse mal.
Dessa forma, a doença pode agravar-se ainda mais com o passar do tempo. Por isso que uma pessoa com depressão deve buscar ajuda médica assim que diagnosticar a doença, para tratá-la o quanto antes.
Quais são as causas dos distúrbios?
Vale notar que, na maioria dos casos, não é tão simples identificar uma causa para a depressão. Visto que se trata de um distúrbio mental, cujas condições variam de pessoa para pessoa.
Isso significa que são vários fatores biológicos e psicológicos que podem ser a causa da depressão, mesmo um fator hereditário. No entanto, há certos pontos que servem como gatilhos para essa condição, tais como:
- Eventos estressantes;
- Situações traumáticas;
- Solidão;
- Consumo de álcool e drogas.
Dentro do ambiente de trabalho, há situações comuns que também podem servir de gatilho para a depressão, como:
- Rotina estressante;
- Carga de trabalho excessiva;
- Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;
- Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho;
- Má gestão de mudanças organizacionais;
- Insegurança laboral;
- Comunicação ineficaz;
- Falta de apoio da parte de chefias e colegas;
- Assédio psicológico ou sexual;
- Violência de terceiros.
Patologias adquiridas
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma série de sentimentos como tristeza, apatia e dificuldades em expressar o que sente.
Os sinais e sintomas desse transtorno mental no ambiente de trabalho tendem a se manifestar de diferentes formas. Os sinais mudam de pessoa para a pessoa, outros aparecem mais vezes, tais como:
- Desânimo;
- Cansaço excessivo e indisposição;
- Alterações no sono e apetite;
- Falta de motivação;
- Baixa autoestima;
- Agressividade e irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Quedas na produtividade;
- Indecisão;
- Insegurança;
- Esquecimento;
- Preocupação excessiva;
- Perda de interesse nas atividades diárias;
- Insatisfação;
- Crises de choro.
Apesar desses sintomas serem associados com a depressão, nem todas as pessoas podem ter esses, ou a maioria, desses sintomas. Isso é, mesmo alguém que pareça contente e alegre, pode sofrer em silêncio com essa doença.
Nesses casos, é mais difícil de perceber, pois a pessoa não demonstra muitos sinais. Apesar disso, muitos ainda preferem não se afastar do trabalho, devido a outras preocupações.
Caso você suspeite que está com depressão ou então conheça alguém que possa estar. O ideal é buscar ajuda médica para fazer o diagnóstico e começar a tratar.
Depressão no trabalho
Não é segredo que o ambiente de trabalho costuma exigir muito dos profissionais. Com isso, uma série de fatores podem contribuir para que alguém que trabalha sob pressão esteja mais suscetível à depressão.
Por isso que esse transtorno deve ser tratado da forma correta e prevenido tanto pelos líderes quanto pelos demais colaboradores. Em primeiro lugar, é preciso saber valorizar os funcionários e realizar ações que promovam a desaceleração do trabalho.
Fazer programas de conscientização dessa doença e como evitá-la também é uma boa ideia. Além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável, flexibilizar a rotina e oferecer uma ajuda médica.
Veja alguns exemplos de iniciativas que podem ser úteis para tratar a doença:
- Avaliar sempre o ambiente físico de trabalho;
- Incentivo e prática de atividades de capacitação;
- Aquisição de planos de saúde que ofertam tratamento psicológico e psiquiátrico;
- Alerta aos possíveis sinais e sintomas entre os funcionários.
Caso você se identifique com esse quadro e ache que o ambiente de trabalho é a principal fonte de gatilho, então o ideal é buscar por ajuda médica. Cuide, em primeiro lugar, da sua saúde física e mental.
Trabalhar é importante, mas não deve estar acima de suas necessidades pessoais e saúde mental. Como dito nesse conteúdo, a depressão é uma doença séria e que pode interferir em sua qualidade de vida.
Por isso é essencial buscar ajuda o quanto antes, para iniciar o tratamento da forma adequada. Tente não ser tão exigente consigo mesmo durante o trabalho.
Tente focar mais nos aspectos positivos de sua atuação e investir no que te traz bem-estar. A saúde mental deve ser uma peça crucial que todas as empresas precisam oferecer aos seus funcionários.
Conclusão
Embora seja deixada de lado, a saúde mental é tão importante como a saúde física. Se você conhece alguém que acha que sofre de depressão no trabalho ou até mesmo você, não hesite em buscar ajuda.
E o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Compartilhe também com os seus amigos e não esqueça de deixar um comentário caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto!