Uma série de questões, como ansiedade, alimentação inadequada ou tomar um medicamento em dias sucessivos, como anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo, pode resultar em dor de estômago.
No entanto, este desconforto também pode ser indício de outros problemas, continue lendo este conteúdo para entender melhor!
Quais as principais causas de dor de estômago?
As pessoas têm rotinas tão agitadas no mundo moderno que, na maioria das vezes, se esquecem até mesmo de comer. Com uma alimentação desequilibrada, os primeiros sinais de desconforto gastrointestinal começam a aparecer imediatamente, alertando-nos para a necessidade de atenção.
Confira logo abaixo quais são as principais causas de dor de estômago!
1. Gastrite
Uma das causas mais comuns de dor de estômago é a gastrite que, frequentemente é acompanhada por gases na forma de arrotos e flatulências, problemas de saúde generalizados, sensação de mal-estar no estômago e desconforto abdominal, por exemplo.
A presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago geralmente está ligada à dor estomacal causada pela gastrite. Pois, esse microrganismo pode tornar a digestão mais difícil, fazendo com que os alimentos permaneçam no estômago por mais tempo e desencadeando sintomas.
2. Refluxo gastroesofágico
É quando os alimentos ou líquidos do estômago retornam para o esôfago e, embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum em idosos e pessoas com excesso de peso.
Os sintomas mais frequentes são:
- Sensações de queimação na região do estômago, que vai até a região retroesternal;
- Dificuldade em engolir;
- Rouquidão;
- Tosse crônica;
- Dor na região torácica, que pode ser confundida com infarto do miocárdio.
3. Pancreatite aguda
É uma inflamação pancreática, que ocorre por cálculos biliares e consumo de álcool. Pequenos cálculos (pedrinhas) formados no ducto biliar obstruem as vias biliares e aumentam a pressão interna, resultando em inflamação pancreática. O álcool tem um efeito tóxico no tecido das células pancreáticas.
4. Doença coronariana
A obstrução das artérias coronárias por placas de gordura interrompem o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco e dor. A doença coronariana é mais prevalente em homens com mais de 50 anos e em mulheres com mais de 60 anos.
A característica da dor anginosa é que ela piora com a atividade física e melhora com o repouso.
5. Úlcera no estômago
Uma úlcera estomacal pode se desenvolver como resultado da bactéria H. pylori existente naquele órgão ou como resultado de uma dieta rica em gordura, produtos processados e alimentos ácidos.
É comum que sintomas como dor de estômago, náusea, vômito e desconforto abdominal surjam como resultado do desenvolvimento dessa úlcera.
6. Câncer de estômago
Na maioria das vezes, o câncer de estômago se desenvolve como resultado de uma úlcera, causando sintomas como dor abdominal persistente, perda de peso repentina sem causa, vômito e fezes com sangue e perda de apetite.
7. Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação do intestino e do estômago que tende a ser ocasionada por microorganismos e que, entre outras coisas, pode causar dor de estômago, diarreia, incontinência e dores de cabeça.
Como tratar da dor de estômago?
É aconselhável que, para tratar a dor de estômago, você deve:
- Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
- Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
- Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
- Praticar algum tipo de atividade física.
Há também certos remédios caseiros que podem ajudar a aliviar as dores de estômago, confira a seguir quais são eles:
Suco de batata crua
Uma ótima opção natural para equilibrar a acidez do estômago e aliviar as náuseas e dores de estômago é o suco de batata.
Para retirar seu suco, coloque uma batata crua no processador e esprema em um pano limpo. Outra alternativa é bater a batata no liquidificador e depois coar.
Você pode tomar o suco de batata em jejum todas as manhãs antes do café da manhã para aliviar a dor de estômago.
Chá de boldo
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de boldo ajudam a proteger o estômago e aliviar a dor. Além disso, o boldo também possui propriedades antiespasmódicas e digestivas que ajudam nas dores de estômago.
Basta colocar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe descansar por volta de 5 a 10 minutos. Depois de coar, beba o chá de 2 a 3 x ao dia antes das refeições.
Crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem consumir boldo. Assim como não é aconselhado para pessoas com pressão alta, aqueles que sofrem de doença renal, hepatite ou pedrinhas na vesícula.
Chá de artemísia
Graças às suas propriedades digestivas, antibacterianas e calmantes, o chá de Artemísia é um ótimo tratamento caseiro para dor de estômago.
Você deve colocar 2 colheres de sopa das folhas de Artemísia em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia.
Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir Artemísia. Além disso, menores de 18 anos não podem consumir a planta.
Chá de dente-de-leão
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, capacidade de melhorar a digestão e de combater gases e distensão abdominal, o chá de dente-de-leão é uma boa opção para tratar dores de estômago.
Coloque 1 colher de sopa de folhas secas e raiz de dente-de-leão em 200 mil de água fervente. Deixe repousar por cerca de 10 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia antes das refeições.
Quais são os sintomas de dor no estômago?
Os sintomas mais típicos de desconforto estomacal incluem eructação, náusea e sensação de inchaço (dificuldade de digestão ou digestão devagar). A maioria dos indivíduos com distúrbios digestivos sente dor e desconforto no estômago ou na região do peito.
Normalmente, esta sensação segue-se a comer ou beber, embora ocasionalmente seja aliviada pela alimentação. No entanto, alguns sintomas podem indicar problemas mais sérios, caso em que é aconselhável consultar um médico mais cedo ou mais tarde. Alguns deles são:
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Vômito;
- Fezes escuras ou muito claras;
- Icterícia (coloração amarela dos olhos e da pele);
- Urina escura;
- Dor no peito ao fazer esforço;
- Falta de ar;
- Transpiração;
- Radiação de dor no tórax para a mandíbula, braço ou pescoço.
Caso a sua dor de estômago não passe com remédios caseiros e você apresente outros sintomas, então procure um médico imediatamente! E se este conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos também!
Leia também sobre: Quais as 6 doenças ginecológicas mais comuns? Saiba mais!