Fale Conosco

Afinal, o que é mastologia? Descubra aqui!

A mastologia existe para que se possa promover o cuidado das mamas das mulheres, afinal essa é uma região bastante sensível

A mastologia existe para que se possa promover o cuidado das mamas das mulheres. Afinal, essa é uma parte do corpo muito importante para ser cuidada.

A mama representa feminilidade, maternidade e autoestima. Por isso, ter uma especialidade voltada para essa parte do corpo da mulher é fundamental para que qualquer tipo de problema se mantenha afastado.

A especialidade foca em diagnosticar, tratar e reabilitar doenças da mama em ambos os sexos, mas é ainda mais importante para as mulheres visto que as doenças mamárias acometem em sua maior porcentagem a população feminina.

Vamos falar mais sobre o assunto a seguir. 

O que é mastologia?

Como dito na introdução, a mastologia é uma área que visa realizar o diagnóstico, executar o tratamento e exercer a reabilitação de doenças da mama em homens e mulheres.

Essa é uma especialidade clínica e cirúrgica e exerce funções com intersecção de limites de atuação com radiologistas, cirurgiões plásticos, ginecologistas e oncologistas.

Apesar de ser a doença que mais chama atenção, o câncer de mama não é o mais frequente a se tratar nessa área. Existem diversos outros problemas comuns que estão ligados a dores na mama que marcam presença na especialidade, as chamadas mastalgias.

Além disso, inflamações das glândulas também são algo recorrente que merece atenção clínica ou cirúrgica. A mastologia cuida de tudo o que envolve a mama, inclusive por recuperar a autoestima de uma pessoa.

Isso porque há a possibilidade de fazer cirurgias estéticas para corrigir assimetria da mama, redução de seio ou até o aumento mamário conhecido por muitos. Isso proporciona um sentimento positivo na imagem e na identidade das pessoas que as fazem.

Há também outros aspectos que estão ligados à sexualidade e que a mastologia pode agir, como por exemplo, homens que possuem um aumento mamário indesejado, ginecomastia ou lipomastia.

As cirurgias ligadas à condições trans também são tratadas por meio da mastologia. Sendo assim, em tudo que você pensar que esteja ligado com a saúde, bem-estar ou estética mamária, a mastologia se fará presente.

mastologia é uma área que visa realizar o diagnóstico, executar o tratamento e exercer a reabilitação de doenças da mama em homens e mulheres.

Quais são os exames de mastologia?

A visita ao especialista é fundamental para que se possa determinar quais são os tipos de exames necessários que uma pessoa faça. Para isso, há uma conversa extensa para que se possa saber quais são os históricos de doenças do paciente e de sua família e saber também sua situação clínica geral.

Dentre os exames que um mastologista pode pedir, um dos mais importantes é a mamografia, que realiza um exame por imagem para que se possa identificar os nódulos na mama.

Outros possíveis exames contam com a ajuda do ultrassom e ressonância magnética, que são exames de imagem que contém uma maior precisão. Nos casos onde há suspeita de câncer, realiza-se a coleta de material genético para exame de laboratório.

Quais as diferenças entre ginecologista e mastologista?

Os cuidados da saúde da mulher, principalmente, envolvem a ação de muitos profissionais. E por conta disso, pode haver algum tipo de confusão sobre o tipo de especialidade ideal que se deve procurar.

Para que não haja mais dúvidas, explicaremos quais são as diferenças das áreas. A ginecologia trata da saúde do aparelho reprodutor da mulher.

Isso inclui o acompanhamento durante a gravidez. Apesar disso, a ginecologia também cuida um pouco das mamas. Já a mastologia cuida de forma exclusiva das mamas.

Sendo assim é um pouco mais específica e detalhada. Qualquer sintoma que você sentir ou então qualquer desejo de mudança estética, você deve se direcionar ao mastologista.

Mulheres que vão ao ginecologista e que apresentam suspeitas de alguma anormalidade nas mamas devem ser encaminhadas para a mastologia para que um exame mais a fundo possa ser feito.

Há diversas situações que dão um sinal de alerta e anunciam a necessidade de procurar por um mastologista, por exemplo, um aumento no volume mamário

Quando se deve procurar um mastologista?

Há diversas situações que dão um sinal de alerta e anunciam a necessidade de procurar por um especialista para que possam ser averiguadas, como por exemplo:

Aumento de volume mamário

Um dos grandes sinais de câncer de mama é o aumento do volume das mamas, que pode significar que houve uma mudança funcional benigna da mama.

Suspeitando desse aumento de volume, o mastologista pode analisar e achar algum tipo de nódulo canceroso que pode realmente causar essa situação. Se o aumento dos seios não tiver relação com o ciclo menstrual, lactação, gravidez ou período fértil, vale investigar.

Vermelhidão

Seios vermelhos precisam de uma análise com o mastologista para que possa verificar o que há de errado. Isso porque a pele vermelha pode indicar a presença de um tipo de câncer raro inflamatório.

Não causam dor ou ardor, mas merecem atenção para que não evoluam.

Secreção

As secreções podem ser normais durante algum período da vida fértil e nem sempre isso é algo preocupante. No entanto, elas merecem uma investigação profissional para que se possa saber se há ou não células suspeitas de câncer de mama.

Retração mamilar

Isso merece atenção quando ele não é algo natural e começa a se retrair podendo ou não doer. É fundamental procurar a ajuda do mastologista o quanto antes, pois esse é um dos principais indicativos de tumor mamário.

Vale lembrar que esse sintoma só acontece em quem não tem mamilo invertido naturalmente.

Nódulo palpável

Toda mulher deve realizar o autoexame das mamas para garantir que não haja a presença de nódulos mamários indicativos de câncer. O exame deve ser feito mensalmente depois de 5 dias do primeiro dia da menstruação.

O autoexame também inclui a observação da textura dos seios, colocação, posição e tamanho. Tudo isso deve ser comunicado ao mastologista caso haja suspeitas de nódulos.

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco mais sobre a mastologia, o que é, como ela atua, as diferenças dela para a ginecologia e quais doenças e condições ela trata, assim como os exames que se costumam fazer nessa especialidade.

É muito importante que dentro do check-up anual, as mulheres façam uma visita ao mastologista. Assim como homens também que sintam a alteração das mamas.

Apesar de menos comum, pode acontecer também de alguns problemas de saúde acometerem pacientes masculinos.

Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.