Fale Conosco

9 doenças que afetam a saúde do homem!

É fundamental conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos para combater as doenças que acometem o sexo masculino.

É fundamental conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos para combater as doenças que acometem o sexo masculino.

Eles visitam o médico com menos frequência, prestam pouca atenção aos pequenos sintomas que aparecem e acreditam que não é necessário se preocupar com sua saúde. 

A grande maioria dos homens ainda são muito negligentes quando se trata de sua saúde e bem-estar. Esse é um dos fatores que contribui para que eles tenham expectativa de vida menor em comparação com as mulheres. Continue a leitura deste conteúdo para saber quais são as doenças mais comuns entre os homens!

Quais as doenças que mais acomete os homens?

Quatro de cada cinco pessoas que falece entre 20 e 29 anos são homens e, no Brasil, os homens normalmente vivem 7 anos a menos do que as mulheres, além de serem mais suscetíveis a desenvolver:

  • Doenças do coração;
  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Colesterol;
  • Pressão arterial alta. 

Devido a questões genéticas e até comportamentais, os homens ficam mais suscetíveis a muitas doenças. Existem também aquelas que estão associadas exclusivamente ao sexo masculino, como você verá logo abaixo na lista:

1. Doenças cardiovasculares

Homens com mais de 50 anos apresentam mais doenças cardiovasculares do que mulheres na mesma fase da vida. Isso porque os homens são mais propensos a desenvolver certos tipos de hábitos, como: 

  • Alcoolismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Sedentarismo;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade;
  • Diabetes.

Em relação às doenças cardíacas, as mais prevalentes no sexo masculino são o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral (AVC).

Tudo isso está intimamente relacionado a fatores comportamentais, incluindo uso excessivo de álcool e tabaco e falta de exercícios físicos. Além disso, em diversos casos, os homens não seguem uma dieta e ingerem principalmente alimentos processados.

Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a segunda principal causa de mortes masculinas em todo o mundo. E esse caso pode piorar até 2030.

O consenso médico sugere que os homens devem fazer exames cardiovasculares de rotina a partir dos 40 anos. Além disso, devem adotar hábitos mais saudáveis em suas vidas, como alterar a alimentação e começar a praticar alguma atividade física, a fim de prevenir esse tipo de patologia.

Devido a preconceitos e menor conscientização, a saúde do homem fica para depois abrindo brecha para graves problemas

2. Câncer de pulmão 

Acomete duas vezes mais homens do que mulheres. 90% dos casos diagnosticados tiveram como fator contribuinte o hábito de tabagismo e os principais sintomas incluem:

  • Tosse;
  • Dor torácica;
  • Escarro com sangue;
  • Falta de ar.

3. Câncer de próstata 

Esse é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. 90% dos casos podem ser curados quando diagnosticados precocemente. Mas é necessário quebrar o tabu e fazer o exame de toque retal periódico depois dos 40 anos.

4. Câncer de testículos 

Embora incomum (5% de todos os casos de câncer em homens), é preocupante porque a maioria dos casos afeta homens entre 15 e 50 anos, que estão ainda em idade reprodutiva. É facilmente tratada na fase inicial. Os homens devem auto examinar os seus testículos todos os meses para procurar possíveis nódulos, além das consultas de rotina com um urologista.

5. Câncer de pênis

Está ligado a más condições de higiene com o órgão sexual. É responsável por 2% de todos os casos de câncer humano no Brasil e é mais comum nas regiões Norte e Nordeste.

6. Obesidade 

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal ocasionado quase sempre por uma ingestão energética maior durante as refeições do que o corpo necessita para se manter e realizar as atividades diárias. Ou seja, há uma maior ingestão alimentar do que gasto energético, levando a um aumento da massa e gordura corporal.

Essa condição é alarmante, pois as pessoas obesas são mais propensas a ter problemas como: 

  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Problemas nas articulações;
  • Falta de ar;
  • Pedras na vesícula;
  • Alguns tipos de câncer.

Segundo o IBGE, 16,8% dos homens brasileiros são obesos, com taxas de obesidade aumentando 67,8% nos últimos 13 anos. Essa alta porcentagem é frequentemente causada por sedentarismo e alimentação excessiva, já que os homens consomem menos frutas, verduras e legumes do que as mulheres.

Na lista de doenças que mais acometem os homens, tipos variados de câncer e a problemas cardiovasculares são algumas das mais comuns

7. Diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa que atinge um número cada vez maior de homens, no Brasil e no mundo. E, outra vez, ela está ligada a comportamentos nada saudáveis. Cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados a esses hábitos.

Ela tem as mesmas causas das doenças cardiovasculares, como o consumo inadequado de alimentos ricos em calorias e gorduras, além do sedentarismo. Além disso, também está ligada ao desenvolvimento de outras doenças e problemas nos homens, como a disfunção erétil.

8. Hipertensão Arterial

Uma doença crônica conhecida como hipertensão arterial é caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores de pressão máxima e mínima são iguais ou superiores aos limites 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta força o coração a trabalhar mais do que o normal para garantir que o sangue seja distribuído adequadamente por todo o corpo.

Essa doença afeta 35,8% dos homens no Brasil e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de AVC, infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal e doença cardíaca. As causas mais comuns da doença são uma dieta rica em sal e a falta de atividade física.

9. Doenças Hepáticas

As doenças hepáticas que afetam o fígado são mais prevalentes em homens do que em mulheres, como:

  • Cirrose;
  • Hepatite;
  • Esteatose;
  • Câncer de fígado. 

Este tipo de doença pode ser causada por predisposições genéticas ou vírus, bem como pelo consumo excessivo de álcool e escolhas de estilo de vida nada saudáveis. A idade e a obesidade aumentam a probabilidade de desenvolver uma hepatite.

Em suma, a importância dos exames periódicos decorre de seu caráter preventivo, que auxilia na detecção precoce de alterações no organismo ou doenças, muitas das quais não apresentam sintomas e só são descobertas através desses exames.

Caso este conteúdo tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com os seus amigos que também precisam saber sobre este assunto tão importante!