Fale Conosco

SCHI

O serviço de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Santa Julia, nos termos da Lei 9.431 de 06 de janeiro de 1997 (Portaria 2616/GM de 12 de maio de 1998) tem por finalidade o desenvolvimento do Programa de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde: 

O serviço atua no Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) através de um  conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das IRAS é composto por um médico infectologista, um enfermeiro coordenador, um analista e um técnico de enfermagem que juntos adotam as seguintes medidas: 

  1. Assessora a Diretoria Médica e Administrativa do Hospital em assuntos relacionados ao controle de Infecção Relacionada à assistência à Saúde(IRAS);
  2. Cumpre e faz cumprir o disposto na Portaria Ministerial nº 2616, datado de 12 de maio de 1998, e seus anexos;
  3. Mantém atualizado o conhecimento da equipe de saúde quanto à epidemiologia, profilaxia e controle das IRAS;
  4. Supervisiona o cumprimento das normas e rotinas do  CCIH
  5. Comunica, regular e mensalmente à Secretaria de Saúde do Estado/AM, os índices relacionados à IRAS obtidos através da aplicação dos indicadores epidemiológicos, e enviados ao FORMSUS
  6. Emite parecer técnico para compra de antimicrobianos, desinfetantes e esterilizantes em conjunto com a farmácia e chefia das clínicas.
  7. Realiza notificação e investigação dos agravos de notificação compulsória para a vigilância epidemiológica municipal, na ausência do Núcleo de Epidemiologia (NEPI);
  8. Notifica para o Núcleo de Segurança do Paciente os eventos adversos ocorridos no serviço.
  9. Fazer cumprir o Protocolo de prevenção e controle de IRAS  em reformas e manutenção através de auditorias.
  10. Previne danos aos usuários dos serviços de saúde e prejuízos associados aos cuidados decorrentes de processos, ou das estruturas da assistência, sendo necessária a atualização de protocolos específicos de critérios diagnósticos e medidas de prevenção para a redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.

Todas as medidas resultam na menor taxa de densidade de incidência de infecções além de uma melhor segurança e qualidade aos nossos usuários.